8 de dezembro de 2011

Consumo... Mais consumo

Consumo
Tenho pesquisado muito sobre o comportamento consumidor. O que percebo que existe duas vertentes de pensamento. Um víes do marketing de consumo, onde se estuda para criar estratégias cada vez mais inteligentes no intuito de atrair o consumo; e outra linha de pensamento que investiga a subjetividade envolvida no comportamento consumidor, ou seja,  estudos relativos a compulsões que leva o consumidor não ter controle sobre seu consumo, trazendo assim um sofrimento psiquico ao individuo consumista.

Parto do principio que as duas vertentes caminham juntas. Talvez o primeiro ponto que há para entender sobre a psicologia do consumidor, seria compreender a  relação desejo e falta, ou seja, busca constante pela a realização.

O consumismo em outras palavras, no viés da psicanálise sobre o que Freud nos indicava já em 1920, diante da referência do que existe no Além do princípio do prazer, o desejo nunca irá ser satisfeito em sua totalidade, sempre terá um libido que impulsionará a busca por mais satisfação. É nesse entendimento que o Marketing entra em ação, pois existe um desejo, que nunca será realizado completamente.
A psicanálise nomeia " a  posição do objeto de amor", entretanto atravessado pela falta do desejo do outro,  levando o sujeito ao sofrimento psíquico, que hoje chega à clínica, que denota o fracasso de um ideal de realização passando diretamente pelo viés da estética. 

Na medida em que o objeto é transformado literalmente na
posição de consumo aparecem com ele várias formas de concretização desse consumo. Ele pode vir sob a forma do belo amparado pela idealização do social e que pode ser retomado sob várias justificativas perfeitamente plausíveis à dimensão do objeto fabricado como promessa de felicidade.
Devemos estar atento as invenções dos estrategistas do marketing que nos leva agir de forma incontrolável, o desafio impõe a nós psicólogos uma ampliação da escuta em nome das demandas que se multiplicam para não confundi-la simplesmente com a referência de que toda ela é de amor e que por isso nada podemos fazer diante da força de um discurso que se engendra no espaço do consumo, mas que suas origens apontam ao
capitalismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

MEU AMORRRRRRRR... ME EMOCIONEI COM SUAS POUCAS PALAVRAS, MAS TÃO SINCERAS!!
EU TB SINTO SUA FALTA... NÃO É SÓ VC QUE ESTÁ DISTANTE, GORDINN, EU TB ESTOU DE MUITAS PESSOAS QUE EU TB AMO.
MEU TEMPO ESTÁ CADA VEZ MAIS REDUZIDO C/ TANTAS OUTRAS ATIVIDADES QUE TENHO QUE EXECUTAR...
SINTO TB MUITA FALTA DA NOSSA LIBERDADE E A PUREZA DE NOSSO RELACIONAMENTO DAQUELA ÉPOCA... MEU DEUS, ME DEU ATÉ VONTADE DE CHORARRRRR!

ÔHHH GORDIM, EU TÔ AQUI SEMPRE!!!
AMO VC DE CORAÇÃO (E EU NÃO QUERO NEM SABER SE ALGUM DIA VC FOI IMATURA OU COISA PARECIDA... ISSO NÃO VAI MUDAR EM NADA O QUE SINTO POR VC E TUA FAMÍLIA!)
APRENDI TANTAS COISAS C/ VC, Q VC NEM IMAGINA... E QUERO APRENDER MUITO MAIS!
BJS... BJS... BJS!
ARLEUDA.

Atitudes Importantes na vida...

Enfrentar Desafios...
Viver na Verdade...
Lealdade...
Segurança...
Equilibrio...
Andar com Transparência...
Compromisso consigo e com os outros...
Paz interior...

Relacionamento com Deus.

Recomeçar...

Recomeçar...
Feliz em Recomeçar

Desafios

Desafios

Fé...

Fé...

Amor...

Amor...

Paz...

Paz...

Andar com transparência

Andar com transparência

Compromisso...

Compromisso...

Ser Verdadeiro...

Ser Verdadeiro...

Relacionamento com alianças

Relacionamento com alianças

Relacionamento Intenso com Deus

Segurança no olhar

Segurança no olhar

Equilibrio

Equilibrio