13 de julho de 2012

Imaginação...



Imaginação é mais importante que o conhecimento...
Isso porque ela tem uma dimensão muito maior do que o conhecimento...
Quem já criou coisas que não existem? E acreditou que existissem?
Francis Bacon, filósofo e politico, dizia: "Os pensamentos dos homens são muito concordantes com as suas inclinações; as suas palavras e os seus discursos concordam com as suas opiniões infusas ou apreendidas; mas as suas acções resultam daquilo a que estão acostumados"( 1561-1626).
Pois bem, vou escrever sobre a última frase: " mas as suas ações resultam daquilo a que estão acostumados".  
A vida real de um pensamento dura apenas até ele chegar ao limite do real: nesse ponto, ele lapidifica-se, transforma-se muitas vezes em angústia quando se encontra com o real. Não sesustenta estar nessa posição, e volta para o pensamento com ações estruturantes.
Freud fala que seria uma" Eleição Narcísica dos Ideais dos Povos"!!! As pessoas estarão sempre prontamente inclinadas a incluir entre os predicados psíquicos de uma cultura os seus ideais, ou seja, as suas estimativas a respeito de que realizações são mais elevadas e em relação às quais se devem fazer esforços por atingir(Freud).
Parece, a princípio, que esses ideais determinam as realizações da unidade cultural; contudo, o curso real dos acontecimentos parece indicar que os ideais baseiam-se nas primeiras realizações que foram tornadas possíveis por uma combinação entre os dotes internos da cultura e as circunstâncias externas, e que essas primeiras realizações são então erigidas pelo ideal do " eu" como algo a ser levado avante
Se esses pensamentos 'criativos', podemos dizer, começam a tomar uma dimensão psiquica desestruturante, é quando uma grande carga de afeto e de emoção fica reprimida, levando a um grande sentimento de culpa e ansiedade, que acaba interferindo na atividade mental consciente. 
Percebemos que a imaginação, principalmente ações reprimidas pelo o inconsciente, tem uma força enorme para nossas atitudes...
Nossas ações resultam e passam pela nossa forma de se estruturar em nosso mundo...
Ou seja, 
O ser humano estabelece leis e regras gerais para o seu funcionamento, e isso  independente de fatores culturais, de convívio em sociedade ou circunstanciais. Freud enfatizou o 'inconsciente como cerne da questão da conduta no cotidiano do indivíduo, e não somente os aspectos fisiológicos e patológicos. O indivíduo é então a fonte dos seus atos'.
Eis a função do Superego entrando em ação, com as percepções das normas e valores sociais e morais, que nos foram transmitidos quando crianças. Os nossos conceitos do certo e errado.
O Superego é um grande aliado moral da personalidade; representa mais o Ideal do que o real; e luta constante mais pela perfeição do que pelo prazer.
Enfim,
Ele nos controla e nos pune através de sentimentos de culpa quando fazemos algo errado, estabelecidas pelas as regras morais; e também nos recompensa com satisfação, orgulho, saciedade, alegria, quando fazemos algo que consideramos plausíveis.
Ufa!!!Vivemos uma eterna pulsões de sentimentos...
Só DEus, que estabelece a perfeita harmonia do modo de funcionamento e estruturação do psiquismo dentro desse mundo imaginário e fantasioso que a própria subjetividade humana é capaz de construir.
EU ESCOLHO DEUS!!!!
Patricia Brasil.


Nenhum comentário:

Atitudes Importantes na vida...

Enfrentar Desafios...
Viver na Verdade...
Lealdade...
Segurança...
Equilibrio...
Andar com Transparência...
Compromisso consigo e com os outros...
Paz interior...

Relacionamento com Deus.

Recomeçar...

Recomeçar...
Feliz em Recomeçar

Desafios

Desafios

Fé...

Fé...

Amor...

Amor...

Paz...

Paz...

Andar com transparência

Andar com transparência

Compromisso...

Compromisso...

Ser Verdadeiro...

Ser Verdadeiro...

Relacionamento com alianças

Relacionamento com alianças

Relacionamento Intenso com Deus

Segurança no olhar

Segurança no olhar

Equilibrio

Equilibrio